História da Chevrolet no Brasil

A Chevrolet se orgulha de explorar todas as possibilidades desde sua chegada ao Brasil. É essa constante busca por novos caminhos que ajuda a marca a fazer carros que conquistam os brasileiros há 90 anos. Conheça um pouco mais da sua história e dos momentos marcantes da sua presença do nosso país.

 

1925

• Em 26 de janeiro é registrada, no II Tabelionato de São Paulo, a Companhia Geral de Motores S.A., com sede na Avenida Presidente Wilson, 2.935, no bairro do Ipiranga. O capital inicial era equivalente a US$ 270 mil. Pouco tempo depois, a razão social passa a ser General Motors of Brazil S.A. (GMB).

• No mês seguinte foi instalada, no local, a primeira linha de montagem. Mas só em setembro o Brasil conheceu o primeiro Chevrolet montado no país: um furgão de entregas urbanas.


1927

• O ritmo de produção crescia e, em setembro, saia da fábrica o veículo de número 25.000. Neste momento a GM começava uma nova etapa em seu desenvolvimento, o início da construção da fábrica de São Caetano do Sul.

1928

• Marca de 50.000 veículos Chevrolet no Brasil e, em 1º de outubro, foi iniciada a montagem de veículos em São Caetano do Sul.

1930

• Em 12 de agosto, é inaugurada oficialmente a unidade na região paulista do ABC.

1942

• Mais um sinal de expansão: é inaugurada a fábrica de baterias Etna, depois Delco.

1942—1945

• A General Motors do Brasil participa, durante o período da Segunda Guerra Mundial, do esforço militar na produção de veículos e material bélico. São produzidos mais de 2.000 veículos a gasogênio para uso civil. Em 1943 é iniciada a fabricação de molas semi-elíticas.

Momentos Marcantes
 

Dentre os fatos marcantes da sua história, a chevrolet do brasil teve em 1993 o seu primeiro carro a gás natural dotado de injeção eletrônica com sistema multiponto, é criado em agosto desse ano o Instituto Cultural e Filantrópico General Motors, instituição que visa facilitar a ação de todo o grupo em ações de cunho social, o Vectra é oficialmente lançado, em 2 de outubro.

 

A fábrica de motores da General Motors em Joinville (SC) atinge o status zero resíduo para aterro. Com isso, a companhia possui agora 122 unidades no mundo que reciclam, reusam e convertem em energia todos os seus resíduos das operações diárias, apresenta no Salão de São Paulo dois inéditos modelos de bicicleta. A ação simboliza o ingresso da marca neste pujante segmento. Cultuado superesportivo norte-americano, o Corvette Stingray é uma das estrelas da mostra, a fábrica de Gravataí e mais treze unidades da General Motors em todo mundo superaram o desafio de economia de energia elétrica para indústrias da agência de proteção ambiental norte-americana, chamado ENERGY STAR®.

 

Já as fábricas da General Motors do Brasil de São Caetano do Sul e de Joinville foram reconhecidas pela Wildlife Habitat Conuncil (WHC), organização internacional sem fins lucrativos dedicada à conservação da natureza

 

Em 2015 a Chevrolet fez 90 anos de Brasil com uma história repleta de conquistas e descobertas: são 90 anos em busca de novos caminhos em solo brasileiro. Para essa data não passar em branco, foi lançado um filme para “celebrar o hoje”.

 

Fonte:

http://www.chevrolet.com.br/sobre-a-gm/momentos-historicos-chevrolet-brasil.html