História da Ford no Brasil

A Ford Americana aprovou a criação da filial Brasileira, destinando para tanto  um capital inicial de 25mil dólares, que seriam tranferidos da filial da Argentina.  Foram enviados ao Brasil,  E.A. Evans e Benjamim Kopf para estabelecer a nova filial. Evans deu início às operações  em 24 /4/ 1.919 com apenas 12 funcionários, numdepósito de 2 andares na R. Florencio de Abreu,  no centro de S. Paulo, onde se iníciou a montagem de automóveis. Modelo T e os caminhões Ford TT.

 

Foi o primeiro fabricante de automóveis

à se estabelecer no Brasil.  No 1º ano das  operações no Brasil,  foram

vendidos 2.447 automóveis e em 1920 as instalações da fábrica foram transferidas para um ringue de patinação na Pça. da República-SP, neste ano foram vendidos mais de 4.000 unidades.

 

Em 1921 Inaugurada a sede própria da Ford do Brasil na R. Solon, no bairro do Bom Retiro - SP em  um prédio especialmente construído  para funcionar  como  linha  de montagem,  tendo como engenheiro responsável pela obra o Sr.  B.  R. Brown, que havia supervisionado também a construção da fábrica americana de Highland Park. O gerente da filial era o dinamarques Kristian Orberg que se manteria no posto até 1.953.

 

 

Momento Marcante
 

Iniciada a estampagem das carrocerias da linha F.  O programa de nacionalização da produção no Brasil dá seus pioneiros passos ao serem produzidas as primeiras cabines de Pick-ups e caminhões com aço de Volta Redonda, no final da década de 50, na esteira do otimismo e nacionalismo desenvolvimentista do governo de Juscelino Kubitschek, encerra-se a montagem de automóveis importados pela Ford Brasileira e inicia-se a total nacionalização da produção de automóveis e caminhões.

 

O Presidente Juscelino inaugurou a nova fábrica de motores V8, dentro do complexo industrial do Ipiranga. Este motor era conhecido como Power King, com bloco em "Y" e desenvolvia 161 hps. Henry Ford II visita o Brasil pela primeira vez.

 

Em 1964 A Ford Americana lançou o Mustang, que seria no Brasil, ocarro importado mais vendido da década.

 

Fonte: http://www.clubedofordinho.com.br/si/site/0058/p/Hist%C3%B3rico%20da%20Ford%20Brasil