GOL GT

Lançado em 1984, o esportivo estava na medida para concorrer com o mais sedado Ford Escort XR3. Se o rival levava em requinte e porte, o Volkswagen investiu forte no mais apetitoso 1.8 8V refrigerado a água. Equipado com o comando de válvulas mais brabo do Golf GTi europeu, o motor rendia bons 99 cv de potência e 14,9 kgfm de torque. Graças ao peso relativamente baixo de 930 kg, o GT arrancava até os 100 km/h em 9,7 segundos e encostava nos 180 km/h, faixa na qual se esgoelava em razão do gosto por altos giros e do câmbio de quatro marchas.

Os números oficiais poderiam parecer ditados pelo otimismo da Polyanna, mas desconfiava-se, na verdade, que a Volks subestimasse os números de rendimento para se enquadrar numa faixa amigável do IPI, que vitimava carros com mais de 100 cv de potência. Para acompanhar o fôlego recém-adquirido, o Gol GT passou por um ajuste fino que inclui molas novas, amortecedores de carga maior (mais firmes), barra estabilizadora de maior diâmetro e freios dianteiros com pinças mais robustas, o que se somava ao jogo de pneus 185/60 aro 14 em rodas de liga. Tão importante quanto o desempenho dinâmico era o visual.

 

 

 

Não era apenas uma questão de passar rápido pelos lugares, os donos dos raros esportivos nacionais queriam abafar. Nisso o GT não decepcionava também. Além de faixas pretas pela carroceria, o modelo se destacava pelos faróis ladeados por piscas (ao estilo do Voyage), enquanto o escapamento duplo gritava alto. A ambientação interna era exclusiva: bancos envolventes da Recaro incluíam apoio retrátil para as coxas, enquanto a instrumentação investia no grafismo avermelhado e, de quebra, trazia o indispensável conta-giros. O volante de pequeno diâmetro ajudava no espírito esportivo. No final, foi o rei da linha Volkswagen. O Gol GT saiu de linha em 1987.

 

Fonte:http://revistaautoesporte.globo.com/Classicos/noticia/2013/05/classico-do-dia-volkswagen-gol-gt.html