
NÚMERO DE IDENTIFICAÇÃO DO VEÍCULO
NIV
Número de Identificação do Veículo ou VIN é a forma de registro universal dos veículos automotivos produzidos. Sua combinação de letras e números torna cada veículo único, visando promover um registro individual que servirá para diversos fins, entre eles codificação de dados e identificação deste em circunstâncias diversas, como acidente, furto e transações envolvendo compra e venda. No Brasil, também é conhecido comoNúmero do Chassi.
Os NIVs começaram a ser utilizados em 1954, nos Estados Unidos. Até o início dos anos 80, contudo, não havia um padrão para sua codificação.
Em 1979 a Organização Internacional para Padronização, também conhecida pela sigla ISO(em inglês), lançou a resolução 3779 , que padronizava o modo como o NIV (ou VIN) deveria ser utilizado, à nível mundial. O código passou a ser formado por 17 caracteres, entre letras e números, que compõe um código único, destinado à informar o país de produção do veículo, seu ano de modelo, características como motor, equipamentos de segurança e localidadeno país onde foi produzido. Além disso, possui códigos particulares, para diferenciar aquela unidade de outra - eventualmente similar ou idêntica. No Brasil, o sistema foi adotado em 1986.
VIN
A partir de 1965, a Volkswagen comecou a usar seu próprio sistema de numeração de chassis 9 ou 10 dígitos. Outras montadoras também tinham desenvolvido seus próprios sistemas de numeração, por isso não havia consistência em todo o mundo.
A Aplicação da Volkswagen ao novo sistema para todos os seus veículos, foi feita a partir de 01 de agosto de 1979, no início do ano modelo 1980. Este novo o sistema utilizado hoje em dia.
VIN CODE ISO 3779 PADRAO MUNDIAL
O VIN CODE é formado por 17 caracteres, e dividido em três partes para facilitar seu entendimento, são elas:
1. PARTE
Dígitos 1-3: Identificador Mundial Fabricante
Os primeiros três digitos (1 a 3) descrevem exclusivamente o fabricante do veículo.
2. PARTE
Dígitos 4-9: Seção descritor de Veículo
Os dígitos de (4 a 9) no VIN, descrevem o tipo exato de veículo, dando informações sobre a plataforma, modelo e estilo de corpo. Cada fabricante atribui o seu próprio significado a estas seis dígitos.
3. PARTE
Dígitos 10-17: Identificador secção do veículo
O terceiro e último conjunto de dígitos (10 a 17), identifica o veículo em questão. Nele estará contido o modelo, ano, local de fabricaçãoe finalmente o número de série do veiculo.
